Distribuição de DF-e
Conceito
A Distribuição DF-e serve para realização da consulta de documentos destinados, trazendo as informações necessárias para realização da manifestação do destinatário eletrônica. Além de disponibilizar os documentos que foram emitidos contra o CNPJ a empresa, também realiza consulta de manifestações realizadas pelos destinatários das notas fiscais emitidas.
A utilização desse processo é realizada em lotes, ou seja, os dados solicitados sempre são retornados parcialmente e é necessária nova consulta a partir do ultimo documento retornado. Isso se dá dessa forma para evitar o consumo excessivo dos webservices da SEFAZ. Devemos ainda tomar alguns cuidados para evitar a rejeição por consumo indevido, que pode resultar no bloqueio ao webservice por algumas horas.
Realizando a consulta
Para realizar a consulta, é necessário informar a filial e a NSU (Número Sequencial Único) que a consulta vai iniciar. O procedimento de consulta se faz pelo botão na parte superior.
- Ultima NSU: O sistema armazena automaticamente a cada consulta, a ultima NSU consultada, sendo assim, utilizar de 3 formas:
- A partir da última consulta: O sistema vai realizar de forma continua as consultas até ultima NF-e destinada.
- Informar NSU específica: Permite o usuário informar uma NSU específica para consulta.
- Todas: Essa opção realiza a consulta dos últimos 3 meses. Essa opção exige um cuidado especial, pois dependendo da quantidade de notas destinadas, a sistema fará várias consultas até a ultima NF-e destinada, e pode ocorrer a rejeição "656 - Consumo indevido".
- Informações de Processamento da Consulta: A cada lote consultado, serão exibidas as informações relacionadas ao documentos incluídos ou alterados. Os documentos vão estar disponíveis na tela de manifestação. A qualquer momento é possível interromper o processo pelo botão na parte inferior "Interromper".