Cadastro de Tipos de Ordem de Serviço
Índice
Conceito
Os tipos de ordem de serviço são usados para classificar e organizar as ordens de serviço. Cada tipo de ordem de serviço possui diversas configurações que determinam o comportamento específico da ordem de serviço. Essas configurações incluem o formato de impressão utilizado, o contador responsável pela geração da sequência numérica, informações fiscais relevantes, controle de estoque e muito mais.
Campos
- Nome: Nome de identificação do tipo de ordem de serviço.
- Contador: Cadastro do contador responsável pela geração da sequência numérica da ordem de serviço.
- Ativo: Determina se o tipo de ordem de serviço está ativo. Quando desmarcado, não estará mais disponível para o uso no cadastro da ordem de serviço.
- Tipo de Documento Produtos: Corresponde ao tipo de documento que será sugerido pelo sistema no cadastro do item do tipo produto.
- Tipo de Documento Serviços: Corresponde ao tipo de documento que será sugerido pelo sistema no cadastro do item do tipo serviço.
- Grupo de Aprovação: Quando necessária aprovação da ordem de serviço por um ou mais usuários, informar o grupo de aprovação correspondente. Quando não informado o grupo de aprovação, após a liberação a ordem de serviço passará para situação de "Aprovada", senão permanece "Em aprovação".
- Tabela de Preço: Quando a tabela de preço estiver informada, será considera está caso não houver um tabela definida para o cliente.
- Impressão
- Formatos de Impressão: Podem ser definidos até 3 formatos de impressão diferentes por tipo de O.S.
- E-mail: Informações de e-mail quando encaminhados diretamente pela O.S.
- Assunto: Assunto que será utilizado para o preenchimento do assunto do e-mail. Quando não informado é utilizado assunto vinculado ao cadastro do usuário.
- Corpo: Texto que será utilizado no corpo do e-mail. Quando não informado é utilizado assunto vinculado ao cadastro do usuário.
- Servidor SMTP: Define o servidor de e-mail que será utilizado no encaminhamento do e-mail da ordem de serviço, quando não definido, serão utilizadas as configurações de e-mail do usuário para o processo.
- Opções
- Conclusão automática: Quando marcada esta opção, após a aprovação, a ordem de serviço é concluída automaticamente.
- Exigir contrato: Na gravação da ordem de serviço, exige que seja preenchido o campo contrato.
- Gerar parcelas na liberação: Realiza a geração das parcelas após a liberação da ordem de serviço, caso contrário as parcelas serão geradas na conclusão da ordem de serviço.
- Listar somente itens do contrato: Quando informado contrato na capa da ordem de serviço, será permitido nos itens, informar apenas itens presentes no contrato informado.
- Permitir alterar aprovada: Permite realizar alteração na capa e nos itens da ordem de serviço, quando a situação for igual a 'Aprovada'. Para os itens será considera a situação do item posicionado.
- Permitir alteração O.S. originada de um orçamento: Permite realizar alterações na ordem de serviço, quando originada de um orçamento.
- Permitir liberação com item zerado: Quando marcado será permitida a liberação da ordem de serviço com itens com valor unitário zerado.
- Permitir liberação sem itens: Quando marcado será permitida a liberação da ordem de serviço sem itens cadastrados.
- Validar saldo reservado: Quando realizado cancelamento, ou encerramento manual da ordem de serviço, o sistema realizada a validação da existência de itens com quantidade reserva.
- Scripts
- Script de Conclusão ou Encerramento: Para necessidades especificas após a conclusão ou encerramento da ordem de serviço, é possível utilizar script para implementação de procedimentos específicos. Pode-se enviar um e-mail, realizar alguma integração, ou qualquer tipo de manipulação de dados.
Modelo do procedimento procedure EncerramentoOS(ID:Int64);
beginend;
Página Financeiro
- Condição de Pagamento: Quando informada a condição de pagamento, esta será considerada durante o preenchimento da O.S. caso não houver uma condição de pagamento especifica para o cliente.
- Forma de Cobrança: Quando informada a forma de cobrança, esta será considerada durante o preenchimento da O.S. caso não houver uma forma de cobrança especifica para o cliente.
- Centro de Custo: Após o preenchimento do item da O.S., onde ocorre a geração dos lançamentos financeiros, e será considerado do centro de custo informado, caso não tenha sido definido um centro de custo especifico para o cliente.
- Projeto: Após o preenchimento do item da O.S., onde ocorre a geração dos lançamentos financeiros, e será considerado do projeto informado, caso não tenha sido definido um projeto especifico para o cliente.
- Gerar Financeiro: Determina que o documento estará disponível no financeiro após conclusão da ordem de serviço. Por padrão, as informações para disponibilizar o documento no contas a receber, ocorrer após a emissão da nota fiscal. Está opção é útil quando o usuário deseja de forma manual aglutinar ou realizar a geração de boleto antes da emissão da nota fiscal.
- Aglutinar documentos financeiros gerados na ordem de serviço:Quando marcada como "Sim", na conclusão O.S. havendo mais de um tipo de documento (Exemplo: Serviço e produto na mesma O.S.), será realizado processo de aglutinação, onde ocorre a baixa dos documentos da O.S. por aglutinação, e a criação de um novo documento financeiro com o valor total. Essa opção tornou-se obsoleta após a possibilidade de aglutinação direta de boletos. Mais informações em Geração de boletos bancários. Será necessário o preenchimento do tipo de documento, correspondente ao tipo do novo documento que será criado, e a operação que será utilizada para o processo de aglutinação.
Página Fiscal
- Consumidor Final: Após informar o tipo de O.S., o sistema realizada o preenchimento automático do campo "Indicador Consumidor Final". Caso o cliente é pessoa física, será alterado para consumidor final.
- Textos Padrão: Permite vincular um ou mais textos para geração de forma automática junto ao cadastro da O.S..
Página Manutenção
- Gerar NF Remessa: Quando a ordem de serviço for originada de uma nota fiscal de remessa de entrada, é possível que na conclusão da ordem de serviço, a nota fiscal de remessa de retorno para o cliente seja gerada de forma automática.
- Preenchimento da Finalidade: Para as ordens de serviço do tipo manutenção, no item deverá ser atribuída a finalidade, podendo ser "Normal", "Garantia" ou "Contrato". Quando o preenchimento da finalidade estiver definido como automático, o sistema poderá sugerir a finalidade de forma automática, como por exemplo "Garantia", caso o mesmo item e número de série seja localizado em uma O.S. anterior dentro do período definido como garantia. A outro opção seria deixar a finalidade definida de forma fixa para o tipo de O.S..
- Utiliza Garantia: A utilização de garantia, permite informar tipos de documentos deferentes para produtos e serviços quando a finalidade for garantia. Além disso na conclusão da O.S., será realizada geração de um documento de despesa com garantia, correspondente aos itens com a finalidade garantia. O documento de despesas será gerado com a conta financeira informada aqui, e o tipo de documento de despesas informado mais a frente. Na sequencia poderá ser realizada encontro de contas, entre do documento de despesas e o documento de receita geradas a partir da O.S., ficando apenas o saldo de itens com a finalidade normal para cobrança do cliente.
- Utiliza Contrato: A utilização de contrato, permite informar tipos de documentos deferentes para produtos e serviços quando a finalidade for contrato. Além disso na conclusão da O.S., será realizada geração de um documento de despesa, correspondente aos itens com a finalidade contrato. O documento de despesas com itens previstos no contrato será gerado com a conta financeira informada aqui, e o tipo de documento de despesas informado mais a frente. Na sequencia poderá ser realizada encontro de contas, entre do documento de despesas e o documento de receita geradas a partir da O.S., ficando apenas o saldo de itens com a finalidade normal para cobrança do cliente.
- Tipo de Documento Despesa: Tipo de documento para criação do documento de despesa com garantias ou contratos, nos itens anteriores.
Página Entrega de Materiais
- Validação da Entrega: Informar uma das opções relacionadas a validação da entrega:
- Nenhuma: Não será realizada nenhum for de validação entre os itens da O.S. e os itens entregues.
- Erro: Validação quantidade O.S. x quantidade entregue: Será exibida mensagem de erro quando houver divergência entre quantidade de itens da O.S., e a quantidade dos mesmos itens nas entregas. Com essa opção não será possível concluir a O.S. sem que todos os itens da O.S. tenham sido entregues.
- Aviso: Validação quantidade O.S. x quantidade entregue: Quando houver diferença entra a quantidade dos itens da O.S. e a quantidade entregue, será apenas exibida mensagem de aviso, permitindo a conclusão da O.S..
- Gerar O.P. na liberação do O.S.: Permite realizar a geração automática da ordem de produção para itens com necessidade de produção. Quando utilizada entrega de insumos, essa opção é útil para automatizar o processo de criação e apontamento da ordem de produção, já que na conclusão da ordem de serviço, o apontamento é gerado automaticamente com o total dos insumos entregues. Mas informações em: Entrega de Insumos.
Situações de Execução
Neste local podemos especificar situações particulares do cliente após a ordem de serviço ter sido aprovada. Normalmente, após a aprovação, a ordem de serviço é marcada como concluída por padrão. No entanto, se houver outras etapas necessárias para identificar a execução, estas serão utilizadas, seguindo uma sequência definida, antes de marcar a conclusão como finalizada. Para disponibilização de novas situações é necessário usuário desenvolvedor ou em caso de dúvidas entrar em contato com a equipe de suporte.
Conclusão
Em resumo, os tipos de ordem de serviço permitem personalizar e adaptar as características das ordens de serviço de acordo com as necessidades e requisitos específicos de cada situação
Assuntos Relacionados