Como documentar

Conceito

Aqui passamos a forma de montar as novas documentações do Sistema, seja na modalidade de HELP ou documentação técnica interna.

O que é

Nesta caso devemos dizer para que serve a funcionalidade, mesmo parecendo "obvio" devemos registar o que é o processo ou rotina.

Forma de fazer

Quando formos montar uma documentação devemos considerar alguns tópicos, como os citados abaixo:

Para que serve

Quando entendemos a funcionalidade do processo, muitas vezes conseguimos tomar ações baseadas neste entendimento.

Quais os benefícios e/ou ganhos de uso

Muitas vezes os usuários do sistema, não realizam processos, por não entender os impactos e resolver fazer somente uma parte do processo, ou muitas vezes pula etapas, com isso perdendo registros preciosos que poderiam ser usados em analises futuras.

Exemplos

Sempre que possível, devemos citar um exemplo, procurando ao máximo ser Atemporal, ou seja, qualificar algo para não ser afetado pelo passar do tempo, ou seja, que faz parte de qualquer época ou tempo. Exemplo - usar datas - leis.

Campos

Seguindo o mesma lógica dos itens acima, sempre é recomendável fazer a citação do campo e qual a sua necessidade.

Por padrão não adicionamos Imagens/figuras ao processo de documentação

Conclusão

Casou houver possibilidade, ao final da documentação se faz necessário realizar uma pequena conclusão, seja ela apontando outras leituras seja ela encerrando o entendimento do processo tela.

Sugestão de Leitura

Da mesma forma que a conclusão, sempre que possível recomendar outras leituras através de link das outras paginas da WIKI.




Assuntos Relacionados

Venda Futura