Criação de aplicação Banco do Brasil

Revisão de 14h09min de 24 de março de 2025 por Kelvin.nunes (discussão | contribs)

Definição:

Uma aplicação é a representação de um produto ou serviço do seu negócio. Para cada aplicação criada você receberá uma chave de desenvolvedor para consumo das APIs do Banco do Brasil. Após preencher todas as informações corretamente, sua aplicação será criada em ambiente de teste. Depois de sua criação, você poderá enviá-la para produção.

Dentro da sua aplicação, você pode definir diversas APIs para ser utilizada.

Para o PHERP as informações mais importantes dessa aplicação são as chaves "Client ID" e "Client_secret" que serão parametrizadas no cadastro da instituição financeira para realizar a autenticação nos envios de boletos.

Modalidades:

APIs com contratação junto ao consultor do Banco do Brasil: A contratação das APIs desse grupo é iniciada pelo Portal Developers BB e concluída pelo Banco do Brasil. Após criar a aplicação e envia-la para produção, um representante do Banco do Brasil irá entrar em contato com você para dar continuidade ao procedimento.

APIs com contratação online pelo Portal Developers BB: As APIs desse grupo você contrata direto pelo Portal Developers BB. Basta selecionar uma ou mais APIs, verificar se possui os requisitos necessários para a contratação e enviar sua aplicação para a produção.

Lembrando que ambas as modalidades tem custo para utilização e não é possível selecionar API's de grupos diferentes.

Criação da Aplicação

Para criar a aplicação você deve parametrizar o nome da sua aplicação, uma descrição de como vai ser a utilização dela, da forma que desejar.

Você pode selecionar todas as APIs que deseja, mas para a utilização dos boletos se faz necessário apenas a API de "Cobranças".

Após isso deve utilizar o botão "Criar aplicação"

Nessa aplicação você centraliza as informações sobre a API, para posteriormente utilizar na configuração dentro do PHERP

Informações como:

Credenciais: Nesta tela possuímos as informações de autenticação para uso da aplicação.

  • Client ID: É o identificador público e único no OAuth do Banco do Brasil.
  • Client_secret :É concedido apenas para sua aplicação e o servidor de autorização. Por isso, tome muito cuidado com seu armazenamento. Em caso de suspeita de fraude, deverá acessar suas Credenciais dentro da sua Aplicação e realizar a troca do mesmo.

Time: Aqui conseguimos conceder acesso de utilização e edição das informações que constam na Aplicação. Permitindo rastrabilizar edições de informações importantes.

APIs: Conseguimos visualizar os serviços de API contratados dentro do Developers BB.

Webhook: Definimos nessa tela, modelos de webhook a ser transacionados entre as APIs, para caso queira fazer algum teste ou buscar uma informação especifica

Conclusão

Com essa configuração realizada, você está a poucos passos de conseguir utilizar o envio de boletos bancários via Webservice.

Caso houver dúvidas específicas do serviço fornecido pela aplicação o suporte vai estar preparado para apoiar.

E sinta-se a vontade para validar mais informações na documentação oficial do portal BBDevelopers


Assuntos Relacionados

Boletos Bancários: Integração WebService Homologação