Conciliação Bancária
O que é CONCILIAÇÃO BANCÁRIA?
Conciliação bancária é um modo de controle administrativo e contábil em uso nas empresas, dos seus saldos bancários em dinheiro mantidos em contas correntes de instituições financeiras ou bancos. Uma grande vantagem da conciliação bancária é a capacidade de evitar prejuízos e perdas, pois possibilita o controle do fluxo de caixa, das saídas e entradas. Esse processo é muito importante para qualquer negócio, ele auxilia na identificação de possíveis erros de gestão.
Para que Serve?
Conciliação bancária é a comparação do seu controle financeiro interno com tudo o que entrou e saiu da sua conta e está lançado no extrato bancário do mesmo período. Essencial para a saúde financeira da empresa, saber com certeza quanto de saldo dispõe ajuda em várias tomadas de decisão. Em outras palavras, a conciliação bancária é realizada para verificar o saldo bancário, os lançamentos (entradas e saídas) e as datas que aconteceram, e fazer uma comparação com as informações registradas internamente pela empresa, a fim de saber se esses registros estão idênticos aos extratos do banco
Passo a Passo
1º Passo: Lançar as movimentações diariamente
- A empresa precisa controlar diariamente todas as movimentações de entradas e saídas financeiras, informando todas as contas bancárias envolvidas.
- Exemplos de movimentações financeiras: tarifas bancárias, pagamentos de fornecedores, recebimentos de clientes, pagamento de empréstimos do banco, pagamento de salários dos funcionários, impostos, etc.
2º Passo: Verificar saldo no extrato bancário
- Conferir se os saldos inicial e final do controle interno e os saldos no extrato bancário batem.
3º Passo: Conferir detalhes dos lançamentos
- Ver se todos os lançamentos do extrato bancário estão sendo feitos na data correta e com os valores corretos no controle financeiro da empresa.
4º Passo: Se houver diferenças nos lançamentos, corrigir
- Verificar as divergências de valores ou a falta dos mesmos, procurando saber aonde isto ocorreu. Em seguida, corrigir as diferenças no controle interno, para que todos os lançamentos estejam refletidos e o saldo esteja idêntico.