Cadastro de Operações da Tesouraria
Conceito
As operações da tesouraria são utilizadas para determinar o comportamento dos diferentes lançamentos de baixa dos documentos de receita ou de despesas junto a tesouraria. Entre os tipos de lançamentos temos:
- Baixa de Contas a Receber: Permite selecionar uma ou mais parcelas em aberto junto ao contas a receber, para realização da baixa.
- Baixa de Contas a Pagar: Permite selecionar uma ou mais parcelas em aberto junto ao contas a pagar, para realização da baixa.
- Lançamento Simples: Lançamentos diretos na conta da tesouraria informada, a débito ou a crédito. Esse tipo de lançamento poderá ser utilizado para todos recebimentos ou pagamento onde não existe um documento com o valor previsto no contas a pagar ou a receber. Exemplo: Pagamento tarifas bancárias.
- Transferência: Realiza a transferência entre contas da mesma empresa.
- Estorno Contas a Receber: Realiza lançamento de com a natureza devedora para cancelar um recebimento anterior.
- Estorno Contas a Pagar: Realiza lançamento de com a natureza credora para cancelar um pagamento anterior.
- Encontro de Contas: Permite a baixa a partir do cruzamento entre documentos de despesa e receita. Aplicado no caso de devoluções ou permuta.
- Aglutinação: Realiza o agrupamento de documentos da mesma natureza, onde os documentos aglutinados são baixados e um novo documento com o total é criado. Para o novo documento, é possível determinar um abatimento ou acréscimo e uma nova condição de pagamento.
- Compensação de Cliente: Realiza a compensação documentos de adiantamentos realizados por clientes, com o documento efetivo da venda.
- Compensação de Fornecedor: Realiza a compensação documentos de adiantamentos realizados a fornecedores, com o documento recebido pelo fornecedor.
Configuração dos Campos para Baixa de Contas a Receber ou Pagar.
Para cada operação de baixa, é necessário configurar as colunas disponíveis na movimentação, além de inserir o valor da baixa. Esses campos adicionais são essenciais quando há cobrança ou pagamento de juros, multas, descontos concedidos ou recebidos. Também é possível criar campos específicos para situações personalizadas do cliente, como por exemplo, 'Tarifa de Cartão'. Para cada uma das colunas, é possível definir contas financeiras específicas, de modo que esses valores sejam exibidos corretamente em seus respectivos relatórios gerenciais no departamento financeiro.