Mudanças entre as edições de "Cadastro de Usuários"
(→Geral) |
(→Opções) |
||
Linha 45: | Linha 45: | ||
*'''Token: ''' Preenchido automaticamente para usuário do PHAPP. | *'''Token: ''' Preenchido automaticamente para usuário do PHAPP. | ||
− | ==='''Opções'''=== | + | ===='''Opções'''==== |
*'''Monitoramento:''' Ativa o acompanhamento de todas as requisições processadas pelo [[Servidor_de_Aplicação|servidor da aplicação]]. As informações da requisição são armazenadas na tabela "db_sessaoprocedimentos" dentro da base de dados do PHServerConf. O monitoramento permite visualizar o registro de cada requisição, incluindo a classe, o procedimento, a duração da execução e um registro de erro, se ocorrer. Quando a opção de monitoramento detalhado é utilizada, as informações detalhadas durante a execução do procedimento principal são armazenadas na tabela "db_sessaodetalhes". Isso inclui registros de expressões SQL utilizadas, bem como pontos de log especificados no código-fonte. Quando alterada opção de monitoramento, é necessário realizar um novo login no sistema. A consulta do logs de monitoramento, está disponível através do PHServerconf no menu monitoramento. | *'''Monitoramento:''' Ativa o acompanhamento de todas as requisições processadas pelo [[Servidor_de_Aplicação|servidor da aplicação]]. As informações da requisição são armazenadas na tabela "db_sessaoprocedimentos" dentro da base de dados do PHServerConf. O monitoramento permite visualizar o registro de cada requisição, incluindo a classe, o procedimento, a duração da execução e um registro de erro, se ocorrer. Quando a opção de monitoramento detalhado é utilizada, as informações detalhadas durante a execução do procedimento principal são armazenadas na tabela "db_sessaodetalhes". Isso inclui registros de expressões SQL utilizadas, bem como pontos de log especificados no código-fonte. Quando alterada opção de monitoramento, é necessário realizar um novo login no sistema. A consulta do logs de monitoramento, está disponível através do PHServerconf no menu monitoramento. | ||
*'''Alterar senha no próximo logon:''' Marcado essa opção na primeira vez que o usuário logar no sistema ele vai poder mudar a senha para qual deseja. | *'''Alterar senha no próximo logon:''' Marcado essa opção na primeira vez que o usuário logar no sistema ele vai poder mudar a senha para qual deseja. |
Edição das 09h25min de 11 de janeiro de 2024
Índice
Conceito
O cadastro de usuários é fundamental na estrutura do ambiente empresarial moderno. Em sua essência, o cadastro de usuários é o ponto de partida para a interação e utilização efetiva do sistema, proporcionando uma gestão integrada e eficiente de recursos e processos.
No contexto do ERP, que visa consolidar e centralizar informações de diversas áreas de uma organização, o cadastro de usuários é a peça-chave que autentica e autoriza o acesso aos diferentes módulos e funcionalidades do sistema. Esse processo não apenas garante a segurança da informação, mas também personaliza a experiência de uso, adaptando-a às necessidades específicas de cada colaborador.
Um cadastro de usuários bem estruturado inclui informações essenciais, como nome, cargo, e permissões de acesso. Essas permissões são fundamentais para assegurar que cada usuário tenha acesso apenas às áreas relevantes ao seu papel na organização, preservando a confidencialidade e a integridade dos dados.
Além disso, o cadastro de usuários permite a criação de registros de auditoria, registrando as ações realizadas por cada usuário. Esse recurso é vital para a conformidade com regulamentações e normas, proporcionando transparência e rastreabilidade nos processos internos da empresa.
Ao facilitar o gerenciamento de usuários, o sistema otimiza o fluxo de trabalho, reduzindo erros e retrabalhos. A centralização das informações em um único sistema elimina redundâncias, proporcionando uma visão unificada e em tempo real das operações da empresa.
Geral
- Grupo de Usuários: Vincula o grupo de usuário no perfil do usuário.
- Nome: Nome do usuário.
- Cargo: Identificação do cargo do usuário na empresa.
- Inativo: Marcado essa opção deixa o usuário inativo para o sistema, não será mais possível logar com o mesmo.
- Apelido: Define o apelido e ele será usado para o login na inicialização do sistema.
- Senha: Define a senha para o login do usuário.
Parâmetros por Empresa
- Recurso: Seleciona um Recurso para vincular ao usuário.
- Conta caixa: Vincula um caixa no usuário.
- Aviso vencimento certificado digital: Quando marcado avisa sobre o vencimento do certificado digital no sistema.
Filiais
- Filial: Seleciona a Filial que o usuário tera o acesso.
Os servidores SMTP são utilizados por processos que realizam o envio de informações por e-mail, tais como Ordens de Serviço, Pedidos de vendas, Orçamentos, entre outros.
- E-mail : Vincula o e-mail que será utilizado para enviar os documentos.
- Servidor SMTP : Endereço servidor SMTP do seu provedor.
- Porta: Número da porta para envio por SMTP.
- Usuário: E-mail usuário de autenticação.
- Senha: Senha do e-mail de autenticação.
- TLS: Marcar essa opção quando o provedor de e-mail utilizar autenticação para envio (Transport Layer Security).
- SSL: Marcar essa opção quando o provedor de e-mail utilizar nivel de segurança (Secure Sockets Layer).
- Corpo: Vincula o corpo para o envio dos e-mails.
- Agendar Envio: Marcado a opção é possível agendar os envios dos e-mails.
Mobile
- Acesso Mobile: Quando marcado permite acesso ao mobile.
- Representante: Vincula um representante.
- Token: Preenchido automaticamente para usuário do PHAPP.
Opções
- Monitoramento: Ativa o acompanhamento de todas as requisições processadas pelo servidor da aplicação. As informações da requisição são armazenadas na tabela "db_sessaoprocedimentos" dentro da base de dados do PHServerConf. O monitoramento permite visualizar o registro de cada requisição, incluindo a classe, o procedimento, a duração da execução e um registro de erro, se ocorrer. Quando a opção de monitoramento detalhado é utilizada, as informações detalhadas durante a execução do procedimento principal são armazenadas na tabela "db_sessaodetalhes". Isso inclui registros de expressões SQL utilizadas, bem como pontos de log especificados no código-fonte. Quando alterada opção de monitoramento, é necessário realizar um novo login no sistema. A consulta do logs de monitoramento, está disponível através do PHServerconf no menu monitoramento.
- Alterar senha no próximo logon: Marcado essa opção na primeira vez que o usuário logar no sistema ele vai poder mudar a senha para qual deseja.
- Desenvolvedor: Marcado essa opção habilita o modo desenvolvimento para o usuário.
- Desenvolvedor de relatórios: Selecionado essa opção o usuário tem acesso ao desenvolvimento de relatórios.
- Visualizar informações do registro: Marcado essa opção o usuário poderá visualizar os registros de alteração em todo sistema.
Conclusão
Em resumo, o cadastro de usuários não é apenas um procedimento técnico, mas uma estratégia fundamental para promover uma gestão eficiente e integrada. Ao personalizar o acesso às informações, garantir a segurança dos dados e facilitar a conformidade regulatória, o cadastro de usuários se torna a base sobre a qual as empresas constroem uma infraestrutura sólida para alcançar seus objetivos e enfrentar os desafios do ambiente de negócios contemporâneo.