Conversão de Unidades de Medida

Todos os produtos são estocados considerando uma única unidade de medida, como por exemplo Unidade(UN), que é a mais comum. Dessa forma sempre que movimentamos determinado produto com uma unidade de medida diferente da unidade de estocagem, é necessário que no cadastro do produto, na página de conversão de unidades, esteja configurado o fatora de conversão da unidade de origem para de destino, caso contrário será exibida a mensagem "Unidade de conversão não cadastrado para o produto".

Exemplo: Temos o PRODUTO A que possui a unidade de estocagem em metro e estamos realizando uma compra de 100 metros, na qual consta na nota fiscal do fornecedor dois rolos de 50 metros cada. Para que a movimentação ocorra com a quantidade de 100 ao invés de 2 como conta na nota fiscal, é necessário que seja incluído no PRODUTO A, a conversão da unidade de medida de rolo para metro, sendo que para cada rolo será realizada multiplicação por 50, já que cada rolo possui 50 metros.

  • Da unidade: Rolo;
  • Fator: Multiplicar;
  • Valor: 50;
  • Para a Unidade: Metro.

Para compras cujo a unidade de medida é a mesma e na nota fiscal do fornecedor consta com um sigla diferente, temos duas formas de resolver. A primeira delas que é a mais indicada, é incluir a sigla do fornecedor junto ao cadastro da unidade de medida correspondente, que permite informar várias siglas para uma mesma unidade. A segunda opção é configurar a conversão da unidade utilizando fator de multiplicação por 1, sendo assim a movimentação vai ocorrer com a unidade de estocagem, e a quantidade será mantida.

Quando realizada a conversão que movimenta a quantidade corretamente no estoque, o sistema também aplicada a regra para que o valor seja atualizado de forma proporcional a conversão realizada.