Cadastros

Revisão de 09h58min de 19 de novembro de 2022 por Admin (discussão | contribs)

Para cada tela do sistema, temos um registro de cadastro com as informações necessárias para criação do layout e o engenho de controle dos registros. O cadastro ainda prevê configurações de segurança e especifica as classes de negócio que serão utilizadas na interface e no servidor de aplicação.

Em cada cadastro é informada tabela do banco de dados correspondente, como por exemplo no cadastro de clientes, é utilizada a tabela PESSOAS. A partir da tabela, o sistema identifica os campos e cria em tempo de execução a estrutura necessária para o usuário manipular os registros da tabela. Para garantir a integridade das informações e otimizar o cadastramento, o cadastro disponibiliza por padrão alguns recursos como por exemplo:

    • Na criação de um novo registro, e as colunas com informações pré-definidas, são preenchidas automaticamente, além de controle internos como a geração de chave do registro.
    • Quando cliente possui alguma regra de negócio implementada no script da tabela relacionada ao cadastro, também são executados procedimentos correspondentes, como por exemplo o preenchimento automático de informações definidas pela cliente.
    • Ao realizar a gravação do registro, o cadastro realiza validação dos campos definidos como obrigatórios, assim como também a chamada do engenho de script para tratamento de regras de negócio do cliente.
  • Nome: Corresponde a identificação do cadastro e não pode contar caracteres especiais ou espaços. Após a gravação o nome não poderá mais ser alterado, pois torna-se a chave de uso do sistema. Quando houver a criação de cadastros por parte do cliente, o nome será acrescido de "C_" no início do nome, assim fica garantido que não haverá conflito com cadastro de sistema.
  • Legenda Título do cadastro que será exibido para usuário na parte superior da tela.
  • Tabela: